Bolo de castanhas (base para o bolo de terra)

Para festejar o São Martinho, juntámos um grupo de amigos e os respetivos filhos. Por isso, lembrei-me que há muito não fazia um bolo de "terra" e este era o momento ideal para surpreender os mais novos. Como base, escolhi um bolo de castanhas, que encontrei em italiano



Ingredientes do bolo de castanhas:
4 ovos
200 g de açúcar
200 g de manteiga (reduzi um pouco)
1 copo de rum (não utilizei)
100 g de farinha de castanhas (usei castanhas cozidas, previamente trituradas)
140 g de farinha
1 colher de sobremesa de fermento em pó
uma pitada de sal
50 g de pepitas de chocolate

Opcional: açúcar em pó e natas para decorar.

Preparação:
Tinha as castanhas cozidas e, por isso, triturei-as na bimby e reservei. Sem lavar o copo, misturei ovos, açúcar e a manteiga amolecida. Fiz isso durante alguns minutos, na velocidade 3. Juntei a farinha e o fermento e misturei na velocidade 2,5. Não controlei o tempo pois fui vendo quando estava tudo misturado. Nesta fase, adicionei a pitada de sal e as pepitas de chocolate antes de desligar. 
Verti para uma forma untada e enfarinhada. Levei ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 30 minutos. 

Depois de cozido e frio, cortei em fatias e coloquei num vaso (comprei-o de propósito para este fim), previamente lavado e protegido com papel vegetal e papel de alumínio. Fui colocando camadas até esgotar o bolo. Cobri com leite condensado cozido e, em seguida, com as oreos pulverizadas na bimby. Pelo meio, fui escondendo gomas em forma de lagarta, deixando uma ou outra parte à mostra. Protegi os pés de umas flores previamente bem lavados e espetei na "terra". 

Ao chegar ao local do convívio, coloquei o vaso no centro da mesa, o que é sempre motivo de alguma indignação: "Um vaso no centro da mesa?"




Comentários

  1. Que rica ideia,...Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares