Fofos de maçã (ju)

Esta receita surgiu da necessidade de fazer algo rápido para o almoço e que envolvesse maçãs, uma vez que tinha para ali umas pouco doces e de difícil degustação ao natural! Mal abri as minhas cópias das revistas a TV, 7 Dias, encontrei esta maravilha no fascículo nº 1. Acompanhámos com gelado de morango, o único que havia, mas também deve ficar muito bem com um de limão ou de baunilha ou com pêras, em vez de maçãs...

Ingredientes:
2 maçãs
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
80 g de açúcar
80 g de farinha
3 dl de leite
2 ovos
50 g de cerejas cristalizadas (não usei)
limão, açúcar amarelo, açúcar, e açúcar em pó q.b.



Preparação:
Comecei por descascar e cortar em cubinhos as maçãs. Reguei-as com o sumo do limão e polvilhei-as com açúcar amarelo. Ficaram a repousar durante 15 minutos.

Liguei o forno a 180ºC e untei um recipiente refractário com manteiga: polvilhei-o com açúcar e preenchi-o com as maçãs.

Entretanto, misturei o açúcar com a farinha. Juntei-lhe o leite e a raspa de limão, assim como as gemas. bati as claras em castelo e envolvi-as no creme. Opcionalmente, podem acrescentar-se cerejas cristalizadas.

Verti a massa sobre os frutos e levei ao forno por 35 minutos. Retirei e polvilhei com açúcar em pó. Servi morno, com uma bola de gelado de morango.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares