Bolo de aniversário "Cookie cake", ju

Já tinha feito este bolo no aniversário da minha filha, em junho, e resolvi fazê-lo novamente, para o aniversário do mais novo. É um bolo que, de um modo geral, agrada às crianças, pois podemos decorá-lo com o gosto delas e fica sempre bonito. Como ele fez 9 anos, e tive receio que um só número fosse pouco, optei por fazer as iniciais do seu nome. Fi-lo de manhã e, à noite, com a ajuda do meu marido, fizemos o corte das letras e a decoração das mesmas. 

Esta receita só dá para uma letra, ou um número. 





Ingredientes:
250 g de farinha
75 g de farinha de amêndoa
125 g de manteiga (de preferência sem sal)
1 ovo
125 de açúcar em pó
1 pitada de sal fino
1 colher de sobremesa de baunilha


Preparação:
1. No copo da bimby, coloquei as amêndoas e o açúcar e pulverizei. Acrescentei os restantes ingredientes e programei 20 segundos, na velocidade 6. Em seguida, programei 1 minuto, espiga. O resultado tem de estar homogéneo (se necessário, adicionar mais farinha).

2. Verti o resultado para uma folha de película aderente, embrulhei e deixei repousar algumas horas no frigorífico (o ideal é a noite toda).

3. Acendi o forno a 180ºC. Dividi a massa em duas partes e estendi-a com o rolo. Com a ajuda do molde, desenhado e cortado no tamanho A4, cortei a bolacha. Como tinha de fazer o número 11, tive de fazer quatros números um!

4. Coloquei num tabuleiro e deixei na arca, 10 minutos. Foi o tempo que levou a desenhar o segundo par de números e/ou a cozer no forno os primeiros. Dois números cabem perfeitamente num tabuleiro mas, claro, depende do número em questão.

5. Levei ao forno cerca de 10-14 minutos. Deixei arrefecer completamente a bolacha, antes do recheio e da decoração.




Recheio/Decoração:
Natas (usei vegetais pois queria ter a certeza que ficavam mesmo rijas)
Açúcar em pó q.b.
Essência de pastilha elástica (umas gotas)
Essência de menta (umas gotas)

Bati tudo na bimby, com a borboleta, na velocidade 3 1/2. 


Decoração:
Para prevenir que a letra escorregasse, coloquei um pouco de natas, por baixo da bolacha. Em seguida, com a ajuda de um saco pasteleiro, fiz montinhos de natas em cima da primeira bolacha. Com cuidado, sobrepus a segunda bolacha e cobri-a toda também com montinhos de nata. Depois, dispus gomas, chocolates, etc... Aqui, entra o gosto de cada um ou de quem vai comer o bolo. Neste caso, era uma festa de crianças e, por isso, as gomas. 



Comentários

  1. Que lindo bolo de aniversário!
    Beijinhos
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares