Bolo israelita ou cookie cake (Ju)

Para o aniversário da minha filha fizemos este bolo. Na realidade, quando optei por ele, não sabia que este era o nome dado em Portugal a estes bolos. Já tinha visto em várias páginas que sigo na net, em Itália e Inglaterra, e tinha até pensado publicar com o nome em Inglês, quando me cruzei com publicidade a um workshop sobre estes bolos. 

A sensação da pastelaria em 2018 nasceu em Israel, daí o seu nome. Podem ter a forma de número, letras ou corações. À primeira vista, dão muito trabalho, mas não é nada disso que acontece. Há quem faça a base em bolo, mas eu acho que esses ficam muito grosseiros e pesadões. Há quem encha com flores naturais, mas esses parecem-me, sinceramente, coroas fúnebres... O recheio pode ser ao gosto de cada um. Como era para uma festa de crianças, fiz o mais simples possível e indo aos gostos deles.

Apesar de ter feito a base de bolacha na bimby, esta não é imprescindível. Qualquer base para bolachas serve!




Ingredientes:
250 g de farinha
75 g de farinha de amêndoa
125 g de manteiga (de preferência sem sal)
1 ovo
125 de açúcar em pó
1 pitada de sal fino
1 colher de sobremesa de baunilha


Preparação:
1. No copo da bimby, coloquei as amêndoas e o açúcar e pulverizei. Acrescentei os restantes ingredientes e programei 20 segundos, na velocidade 6. Em seguida, programei 1 minuto, espiga. O resultado tem de estar homogéneo (se necessário, adicionar mais farinha).

2. Verti o resultado para uma folha de película aderente, embrulhei e deixei repousar algumas horas no frigorífico (o ideal é a noite toda).

3. Acendi o forno a 180ºC. Dividi a massa em duas partes e estendi-a com o rolo. Com a ajuda do molde, desenhado e cortado no tamanho A4, cortei a bolacha. Como tinha de fazer o número 11, tive de fazer quatros números um!

4. Coloquei num tabuleiro e deixei na arca, 10 minutos. Foi o tempo que levou a desenhar o segundo par de números e/ou a cozer no forno os primeiros. Dois números cabem perfeitamente num tabuleiro mas, claro, depende do número em questão.

5. Levei ao forno cerca de 10-14 minutos. Deixei arrefecer completamente a bolacha, antes do recheio e da decoração.

Recheio:
Natas (usei vegetais pois queria ter a certeza que ficavam mesmo rijas)
Açúcar em pó q.b.
Essência de pastilha elástica (umas gotas)
Essência de menta (umas gotas)

Bati tudo na bimby, com a borboleta, na velocidade 3 1/2. 


Decoração:
Com a ajuda de um saco pasteleiro, fiz montinhos na base debaixo da bolacha. Com cuidado, sobrepus a segunda bolacha e cobri-a toda também com montinhos de nata. Depois, dispus macarrons (queria ter usado mais pequenos, mas não achei à venda), gomas, frutas naturais (há uma ou outra de chocolate), etc... Aqui, entra o gosto de cada um ou de quem vai comer o bolo. Neste caso, era uma festa de crianças e, por isso, as gomas.  Um pouco antes de o apresentar, ralei chocolate por cima dele.

NOTA: 
Como tinha de transportar os dois números, entre a bolacha e o tabuleiro dourado coloquei uma daquelas bases de papel, para bolos, do mesmo tamanho que o número, e colei-a com fita cola por baixo. Assim, preveni qualquer deslize... 


Seguem fotografias das várias etapas:












Comentários

Mensagens populares