Nutella vegan (ju)

Cá em casa consome-se muita nutella. Desde que começou esta polémica em torno do óleo de palma que passei a fazê-la em casa, com a ajuda da bimby. Uma das receitas que circula nos blogues portugueses não me satisfez: ficou demasiado granulada para o nosso gosto. Recorri a quem percebe de nutella: os italianos. Consegui uma receita fantástica, que, desde janeiro, repeti imensas vezes. Apesar de ser do gosto de toda a família, sempre pensei em procurar uma versão mais saudável. 
Um dos blogues italianos que acompanho há já algum tempo, e que foi recentemente nomeado como o melhor blogue de culinária de 2017, publicou uma versão bastante interessante mas incluía alguns ingredientes que não consegui encontrar por Aveiro. Arrisquei mandar mensagem à autora, pensado que, no meio de milhares de mensagens que ela deve receber, dificilmente veria a minha. A sua resposta veio rapidamente, sugerindo-me esta versão vegan! Pelas imagens, parecia que iria ficar com algum granulado pelo que optei por fazer uma mistura da versão que costumo fazer com esta mais saudável! Resultou na perfeição! Fiz da seguinte maneira:




Ingredientes:
100 g de avelãs torradas
60 g de açúcar de cana
70 g de leite de soja
20 g de óleo de avelãs (encontrei no Pingo Doce à venda)
15 g de cacau
20 g de chocolate light derretido




Preparação:
Comecei por torrar as avelãs no microondas, cerca de 4 minutos, a 600 W. Em seguida, coloquei as avelãs num saco de tecido e espalmei-as, para retirar a casca. Nem toda a casca sai bem mas também não é importante. Reservei.



No copo da bimby, coloquei o açúcar e pulverizei. Retirei e reservei.

Sem lavar o copo, coloquei as avelãs e programei um minuto, velocidade 5, temperatura 80ºC. Com a espátula, baixei o que ficou nas paredes do copo e repeti esta operação 8 vezes. No final das oito vezes, programei um minuto, velocidade 10. É importante não saltar estas etapas para que não se notem os pedaços de avelã. 

Depois do creme de avelãs estar bem triturado, juntei o cacau e programei à mesma 1 minuto, velocidade 5. Depois, juntei o açúcar e programei mais 1 minuto, velocidade 5. Depois, juntei o óleo de avelãs e programei mais 1 minuto, velocidade 5. Por fim, adicionei lentamente o leite e programei cerca de 2 minutos, velocidade colher. Reservei no frio, durante cerca de 30 minutos.

Derreti um pouco de chocolate no microondas e adicionei ao preparado. Para terminar, mudei para um frasco e reservei no frigorífico. No dia seguinte, já tinha uma nutella mais saudável para dar ao meu filhote! 


Nota: Convém guardar no frigorífico, uma vez que não contém conservantes...

Comentários

Mensagens populares