Puppy cookies (ju)

Quando vi esta receita no site Minhas tuas nossas receitas fiquei logo apaixonada pelo resultado e a minha filha também. Na primeira oportunidade, lá fui para a cozinha. Contudo, o resultado, ainda que muito saboroso, deixou um pouco a desejar, em termos de comparação com o original.  Assim que entraram no forno, a massa espalmou-se um pouco e lá se foi o aspecto fofinho dos cães... Talvez  com a experiência, eu chegue lá... Outra coisa que me incomodou mesmo foi ter de usar as mãos, literalmente, para moldar as bolinhas e isso é coisa que não aprecio. Inicialmente, ainda fiz com o recheio mas, depois, lembrei-me que a miúda diz sempre não gostar de chocolate e, então, fiz mais pequeninas e sem o recheio. Aproveitei e brinquei com outras pepitas...


Ingredientes:
100 g de manteiga
190 g de açúcar
1 ovo
2 colheres de chá de essência de baunilha
270 g de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de cacau em pó
Pepitas de chocolate

Recheio:
150 ml de leite condensado
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sopa de cacau em pó

Preparação:
Bati a manteiga com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado e fofo (na bimby, velocidade 4, durante alguns minutos). Acrescentei o ovo e continuei a bater. Adicionei a baunilha e bati mais um pouco. Pesei a farinha e juntei o fermento à mistura e bati de modo a misturar tudo. Retirei cerca de metade da massa para uma taça e acrescentei o cacau em pó, à que ficou na bimby, misturando tudo mais um pouco. Levei as duas massas ao frigorífico, durante 15 minutos, cobertas com película aderente.

Entretanto, preparei o recheio. Numa panela, coloquei o leite condensado, a manteiga e o cacau e levei ao fogão a engrossar, mexendo sempre, de modo a que não se formem grumos. É o mesmo método dos brigadeiros. Deixei arrefecer totalmente. 
O blogue de onde retirei a receita aconselha a que se formem bolinhas, com uma colher de café, e se levem a endurecer ao frigorífico ou congelador; como não tive tempo prévio para tal, saltei esta parte e fiz as bolinhas na hora, o que deu mais trabalho e, provavelmente, pior resultado...

Montagem:
Com uma massa de uma cor fiz a bolinha exterior, abri uma concavidade e recheei com o creme; depois, com as duas mãos, fiz bolinhas, de modo a envolver bem o recheio. Com a outra cor, fiz o nariz e as orelhas. Para os olhos, usei pepitas de chocolate.
Foram a cozer ao forno pré-aquecido a 190ºC durante uns 10 minutos. Deixei a arrefecer numa rede, o máximo de tempo possível! Apesar de menos bonitas, é difícil resistir...

Um dos tabuleiros, antes de entrar no forno:
As outras coloridas:

Comentários

  1. Olá

    Amiga lindinhos os teus Puppys e tenho certeza que ficaram gosotosos também.
    Já foi muito testado e o que posso dizer com algumas acontecem de ficarem assim e outras não.
    Parabéns e obrigada pelo carinho.
    Bjussss

    ResponderEliminar
  2. Essas puppy-cookies ficaram fantásticas!
    Beijinhos

    www.strawberrycandymoreira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Opah... ficaram mesmo fofinhos os cookies :D

    pois tenho mesmo que actualizar o meu blog ;)

    bjins às manas :)

    PS: Já sou seguidora!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares