Brisas do Lis (ju)

A minha filha tinha como tema de trabalho da escola fazer um levantamento acerca de Leiria. Lembrei-me logo que seria engraçado ela acompanhar o trabalho com um doce típico e servir aos colegas, tal como o irmão tinha feito, aqui há tempos, com os Brigadeiros. Apesar de nunca ter provado, conhecia estes docinhos de nome. Das várias receitas que vi pela net, esta pareceu-me a mais simples e a que dava para fazer na Bimby, sem grandes dificuldades. Como fiz em forminhas pequeninas, fiquei com imensas Brisas. Também me parece que é o tamanho ideal  uma vez que se podem tornar um pouco enjoativas... mas é uma boa proposta quando se procura algo doce, que não dê trabalho e renda muito...



Ingredientes:
400 g de açúcar
2 colheres de sopa de manteiga derretida
8 ovos
200 g de amêndoa pelada picada grosseiramente

Preparação:
Comecei por liguei o forno a 180ºC e por preparar as forminhas. Apesar de serem de silicone, utilizei manteiga em spray para as untar pois não quis correr riscos de não desenformarem bem.

No copo da bimby, pulverizei as amêndoas, alguns segundos, e reservei. Sem lavar o copo, misturei o açúcar com a manteiga derretida e deixei durante alguns minutos, na velocidade 4, para que se misturassem bem. Acrescentei a amêndoa e deixei mais alguns minutos, na mesma velocidade.

Com um copo doseador, verti a massa para as forminhas e enchi quase até cima, uma vez que esta massa não cresce. Levei ao forno num tabuleiro em banho-maria, durante cerca de 30 minutos.

Retirei do forno e deixei arrefecer ligeiramente. Desenformei ainda mornas e coloquei em papel plissado e decorei algumas delas com uma pérola.


PS: Também se pode usar já a farinha de amêndoa, caso não tenha como a triturar. Sem bimby, é fazer a mesma coisa mas usar uma vara de arames e misturar à mão continuamente...

Comentários

  1. Ficaram lindos! E numa mesa de festa fazem sucesso com certeza!
    No trabalho da filhota firam enriquecer sem duvida!
    Boa semana
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  2. São muito boas! Foi uma excelente ideia teres feito para ela complementar o trabalho! Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito bonitas e nesta versão mini podemos sempre comer mais que uma :)
    Ainda bem que gostou. Boas receitas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares