Maritozzi (ju)

Salgados ou doces, recheados com natas ou simples, típicos da cozinha italiana, os Maritozzi têm até direito a um dia no calendário (o primeiro sábado de dezembro). São bons para o lanche ou para o pequeno almoço, mas também podem ser úteis para um piquenique ou para levar para o trabalho. A primeira vez que os fiz, segui o conselho da Benedetta e cobri-os com açúcar; não o voltei a fazer, uma vez que este não adere assim tão bem e nada acrescenta. Tanto se comem com compota, como simples. Na receita original usa-se metade da farinha manitoba e outra metade farinha 00. Nós não temos por cá essa designação de farinhas. Por isso, faço com metade de farinha brioche e também farinha muito fina, a mais próxima que temos da 00. Como sempre, a receita é muito simples.




Ingredientes para o fermento:

15 g de fermento de padeiro
50 g de leite morno
20 g de açúcar
30 g de farinha

Ingredientes para a massa:
1 ovo
100 g de açúcar
125 de óleo de girassol
200 g de leite morno
450 g de farinha 
raspas de meio limão
Essência de baunilha q.b.

Água e açúcar para decorar (opcional)




Preparação do fermento:
Comecei por despejar o leite morno para uma tigela; esfarelei os 15g de fermento, adicionei o açúcar e a farinha, misturei tudo até o fermento se dissolver completamente. Cobri com película aderente e esperei 30 minutos, para ativar o fermento.

Preparação da massa dos maritozzi:
Passei um pouco de óleo nas mãos, para a massa não se colar aos dedos. De acordo com a receita que segui, podemos dar várias formas aos bolinhos, usando a imaginação. Na segunda vez em que repeti a receita, fiz apenas bolinhas. Dispus numa assadeira com papel vegetal. No final, cobri com película aderente e deixei levedar mais 30 minutos.

Depois, levei ao forno pré-aquecido a 180º, por 25 minutos.

No final, podem-se pincelar com um pouco de água e polvilhar com açúcar. 






Comentários

Mensagens populares