Brundt de abóbora e frutos secos (ju)

Já há algum tempo que andava com vontade de fazer um Brundt mas ainda não tinha tido oportunidade, não só por falta de tempo mas também por falta da forma que lhe daria o nome. Claro que a receita poderia ter sido finalizada numa forma normal. Contudo, eu queria mesmo usar uma forma adequada à qualidade da receita. Assim que vi no Gato Preto umas formas com aspeto de castelo, achei que estava na altura de experimentar uma das receita que tinha em lista de espera. No original, só estavam as nozes. Contudo, como já estava a ficar farta de partir e descaroçar nozes, acabei por também acrescentar amêndoas, pois já as tinha em pacote descascadas. Adorei o resultado e penso que entra diretamente para o "top 10" dos melhores bolos que já fiz. Fiz na bimby mas, caso não se entendam com esta versão e queiram o método tradicional, basta usarem o link que citei mais acima. 


Ingredientes:
500 g de abóbora cozida e escorrida
400 g de açúcar amarelo
75 g de manteiga à temperatura ambiente
Raspa e sumo de 1 limão
4 ovos à temperatura ambiente
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sobremesa de fermento
300 g de nozes e amêndoas
400 g de farinha
açúcar em pó para polvilhar


Preparação:
Comecei por cozer a abóbora. Para tal, usei o cesto da bimby e programei cerca de 15 minutos, temperatura 100ºC. No final, desse tempo, escorri a água (que aproveitei para uma sopa) e coloquei a abóbora no copo. Triturei alguns segundos, de modo a ficar desfeita. Adicionei o açúcar, a manteiga, a raspa e o sumo do limão, os ovos, o mel e o fermento e misturei tudo muito bem (cerca de 2 minutos, na velocidade 4).  Juntei as nozes e as amêndoas picadas e enfarinhadas, numa velocidade mais baixa. Por fim, acrescentei a farinha e deixei que a máquina a misturasse, com o preparado anterior, por mim. 

Apesar de a forma ser de silicone, optei por untá-la e enfarinhá-la, uma vez que tinha vários feitios e tive medo que, depois, tivesse dificuldade em desenformar o bolo. As formas de silicone costumam dar-me algumas dores de cabeça, na hora de desenformar. Esta não foi exceção, como se pode notar pela imagem.

Levei ao forno pré-aquecido cerca de 200ºC, mais ou menos 50 minutos, usando a técnica do palito. A meio da cozedura, tive necessidade de colocar uma folha de alumínio por cima, uma vez que estava com medo que queimasse. É que, além da forma de brundt, também me sobrou imensa massa e acabei por ter de usar outras forminhas da época...

No final, desenformei e polvilhei com açúcar em pó... 

Nota: apesar de no original não estar referido, optei por passar as nozes e as amêndoas por farinha, de modo a que não se alojassem todas no fundo da forma... 

Para quem quiser saber mais acerca dos "Brundt", aqui vai um link muito interessante

Comentários

  1. Os bundt são bolos deliciosos,infelizmente não tenho uma forma propria mas de vez em quando faço nas normais.
    Este ficou bem lindo.
    E com abobora e frutos secos tem que estar uma delicia
    bjs

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares