Pãezinhos com pepitas de chocolate (ju)

Neste fim de semana, decorreu um Festival de Teatro para a Infância, em Águeda, e nós costumamos ir todos os anos, por ser sempre muito bom. Para o segundo dia, resolver preparar para o lanche uns pãezinhos e, depois de pesquisar, a escolha recaiu sobre uma versão que vi na Dona Bimby. No último espetáculo, quando eu ia dar um deles ao meu filho, o ator veio e tirou-mo da mão. Parece que gostou! Vamos, então, à receita:


Ingredientes:
110 g de leite à temperatura ambiente
25 g de fermento fresco
30 g de azeite
1 gema de ovo
1 colher de sopa de baunilha líquida
250 g de farinha
40 g de açúcar
1 pitada de sal fino
50 pepitas de chocolate.

Preparação:
Comecei por pesar e congelar as pepitas de chocolate, enquanto preparava a receita. Em seguida, comecei por colocar o leite e o fermento no copo e programar 3 minutos, temperatura 37ºC, velocidade 3. Adicionei o azeite, a gema de ovo, a baunilha, a farinha, o açúcar e o sal e programei 3 minutos na velocidade espiga. Removi a massa para uma tigela oleada e tapei com película aderente. Deixei repousar até dobrar de volume. 
Posteriormente, fiz bolinhas com a massa e envolvendo com as pepitas de chocolate com cuidado e colocando algumas para a decoração exterior.
Coloquei-as num tabuleiro do forno forrado com papel vegetal e cobri com um pano, para levedar mais um pouco, até dobrar de volume. Por opção, pode-se, ainda, pincelar com ovo batido. 
Vão ao forno pré-aquecido a 180ºC, cerca de 10 minutos.

Comentários

  1. Adoro estas cookies! Vou fazer

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Que deliciosos pãezinhos,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares