Doce da casa (ju)

A minha mãe é fã desta sobremesa. Sempre que vai comer fora, não resiste a este doce. Resolvi fazê-la para o jantar de fim de ano e, com certeza, que vou ter de a fazer muitas mais vezes... Alterei ligeiramente o original, por causa das crianças e por achar mais prático:


Ingredientes:
1 lata de leite condensado 
300 g de leite
30 g de farinha maizena
1 pacote de natas (eu tenho-as sempre no frigorifico para se baterem melhor)
4 ovos
3 colheres de sopa de açúcar
1 pacote de bolachas maria para pulverizar

Comecei por pulverizar as bolachas na velocidade 9. Reservei.

No copo, coloquei as gemas, o leite condensado, o leite e a farinha maizena. Programei 15 segundos, velocidade 4. Verti para a taça onde ia servir, cobri com alguma bolacha picada e deixei que arrefecesse. 

Depois do creme estar menos quente, coloquei a borboleta e bati as natas. Bater as natas na bimby nem sempre é fácil. Por norma, uso natas frescas pois sai sempre bem, além de serem mais saborosas. Programei a velocidade 3 1/2, sem o copo e fui controlando até estarem fixas. Não chega a um minuto... Reservei. Como tenho dois copos, não precisei de retirar as natas do copo onde as tinha batido. Caso contrário, teria de as retirar e lavar o copo.

No copo limpo, coloquei a borboleta e bati as claras: 4 minutos, velocidade 3. Não gosto de deixar as claras à espera de serem utilizadas pois acabam por se desfazer um pouco, o que é pena pois a bimby bate-as mesmo bem! Por isso, bato-as sempre só no fim. 

Com cuidado, envolvi as claras com as natas e deitei esta mistura sobre o creme de ovos. Cobri com mais bolacha ralada e fios de ovos. 


Comentários

Mensagens populares