Nutella caseira (ju)

Com toda esta polémica em torno do óleo de palma da Nutella, aproveitei para alterar um hábito bastante enraizado dos meus filhos e fazer uma caseira. Já uma vez tinha feito uma outra versão mas não me convenceu. A minha irmã também já fez mas não cheguei a provar a sua versão... Desta vez, resolvi ir procurar à "fonte" a verdadeira receita da Nutella, ou uma aproximada. Num dos grupos bimby que, por vezes, leio, o "Bimby Light&Goloso", encontrei uma senhora que dizia que finalmente tinha encontrado uma versão "praticamente semelhante à original"! Era o que eu queria ler e, em menos de nada, já estava de roda da bimby! Em relação à receita italiana, acabei por trocar a ordem de um outro passo, por ser mais prático. Também achei arriscado torrar as avelãs na bimby, pois tive medo de queimar o copo. Preferi usar o microondas... De resto, tal como no original, também preparei o leite condensado, mas tal não é necessário... Vamos, então, à receita!


Ingredientes para o creme de avelãs:
125 gramas de avelãs torradas  e peladas 

Preparação:
Coloquei as avelãs no copo e programei um minuto, velocidade 5, temperatura 80ºC. Com a espátula, baixei o que ficou nas paredes do copo e repeti esta operação 8 vezes. No final das oito vezes, programei um minuto, velocidade 10. É importante não saltar nenhuma destas etapas para que não se notem os pedaços de avelã. Reservei.


Ingredientes para o leite condensado:
100 g de leite 
75 g de açúcar em pó
10 g de manteiga

Preparação:
Inseri o açúcar no copo e pulverizei-o durante dois minutos, na velocidade 10. Juntei o leite e a manteiga e programei varoma, velocidade 2, durante 12 minutos. No final, reservei. Lavei o copo.


Ingredientes para preparar a nutella com o leite condensado:
O creme de avelãs anteriormente preparado
A receita anterior do leite condensado
40 g de açúcar em pó
50 g de chocolate negro
90 g de chocolate branco
90 g de chocolate de leite
50 g de óleo de girassol
100 g de leite 

Preparação:
Coloquei no copo o açúcar e pulverizei-o (na verdade, tenho sempre açúcar pulverizado mas também se pode pulverizar a mais, no passo anterior). Acrescentei os três tipos de chocolate em pedaços e programei 40 segundos, velocidade 10. Juntei o creme de avelãs, o leite e o óleo e programei 5 minutos, temperatura 50ºC, velocidade 4. Acrescentei o leite condensado e envolvi bem programando 1 minuto e meio, velocidade 10. 

Para conservar melhor, esterilizo os frascos no microondas: encho-os de água e programo alguns minutos, na temperatura máxima, e deixo que a água ferva durante algum tempo...

De acordo com a receita original, conserva-se no frigorífico durante um mês, se não se comer antes, o que é difícil, pois é mesmo boa! 

NOTA:  Na receita italiana torram-se as avelãs na bimby. Não quis arriscar e preferi o microondas (é algo que demora 4 minutos!). No entanto, se alguém quiser experimentar, parece que se faz assim: inserir as avelãs no copo e programar 30 segundos, velocidade 5. Baixar as avelãs que se acumularam nas laterais do copo e repetir. Cozinhar durante 10 minutos, velocidade colher, temperatura varoma.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares