Pãezinhos com linguiça ou queijo e fiambre (ju)

Quando vejo uma receita com várias páginas de comentários é porque vale a pena. Foi o que se passou com estes pãezinhos. É também uma maneira boa de aproveitar restos de batatas cozidas... Guardei uma data deles no congelador e, volta e meia, vou aquecendo alguns para aperitivo ou petisco...


Ingredientes:
Batata cozida (podem ser sobras)
Mesmo peso das batatas em Farinha
Metade do peso das batatas em margarina
Linguiças q.b. sem pele ou queijo e fiambre


Preparação para a bimby:
Massa:
Colocam-se as batata cozida no copo e pesam-se antes de serem trituradas, até virarem puré. (O tempo é relativo porque depende sempre da quantidade de batatas colocadas, à velocidade 5-7-9). Quando as batatas estão ainda mornas, acabadas de cozer, torna-se mais fácil fazer o puré. Tenha em atenção o peso máximo de batatas porque depois pode não caber tudo no copo. Eu fiz com 350 g de batata.
Uma vez as batatas em puré junta-se a margarina, triturando na mesma velocidade, até que fique homogéneo.
Finalmente junta-se a farinha aos poucos, ajudando com a espátula, até ficar uma massa tipo pão. Eu fui colocando a farinha pelo bucal do copo mas há quem faça à mão.

Fica uma massa elástica e mole. Quando já se conseguir estender, pega-se em pedaços da massa, esticando-se na bancada até ficar com +/- 1/2 cm de espessura, cortando de seguida a massa, com uma faca, em rectangulos de +/- 5/6 cm.

Dentro de cada rectângulo coloca-se um pedaço de linguiça na diagonal, virando de seguida as outras 2 pontas por cima da linguiça.

Levam-se ao forno até alourar e servem-se.

Dicas/Notas:
Pode-se fazer igualmente com chouriço, salsicha, torresmos, queijo e fiambre, etc.


Preparação tradicional:

(Adaptação feita pela Pipoca, com a minha ajuda)
Cozem-se as batatas em água temperada com sal. Depois de bem cozidas escorre-se a água e colocam-se as batatas no passe-vite. Acresenta-se 50% do seu peso, ou seja 150g de margarina e mexe-se bem, até a margarina estar completamente desfeita nas batatas. Adiciona-se o mesmo peso das batatas em farinha (300g) e amassa-se bem. No meu caso, demorou cerca de 5 a 7 minutos, apenas o suficiente até ver que a farinha estava completamente envolta nas batatas. Reserva-se até a massa arrefecer por completo.
Depois estende-se a massa, cortam-se pequenos quadradinhos e coloca-se a linguiça, ou fiambre e queijo. Eu fiz um corte ao longo da linguiça (dividi-a ao meio) e depois cortei cada metade em 3 partes.

Comentários

Mensagens populares