Folar Transmontano (ju)

Este ano, dadas as circunstâncias, não vai dar para ir comer o folar, a Bragança, a casa da minha mãe... Por isso mesmo, resolvi deitar mãos à obra e procurar uma receita. O facto de estar sem forno tradicional e sem formas não me desmotivou. A vontade era tanta que nada me iria impedir de o fazer. Tantos anos a ver a minha mãe e a minha tia a fazerem os nossos folares de alguma coisa me serviriam... Resultado: fiz em camadas, faltando, apenas, a forma para aconchegar e para que adquirisse o aspeto tradicional. No entanto, o importante era o sabor e esse estava lá todo. Optei, ainda, por fazer 3 doses individuais, para estudar uma opção para piqueniques ou merendas, para os meus filhos levarem em visitas de estudo. Rendeu, ainda, mais dois folares médios. 
Fiz da seguinte maneira:

Ingredientes:
60 g de leite
25 g de fermento padeiro (1 cubinho)
4 ovos
30 g de banha
30 g de manteiga
80 g de azeite transmontano
1 colher de chá de sal
600 g de farinha T65
1 ovo para pincelar

Recheio (a gosto, ou de acordo com o que tiver em casa):
Pedacinhos de bacon q.b.
Rodelas de chouriço ou paio q.b.




Preparação:
1. Comecei por colocar no copo da bimby o leite e o fermento e programei 2 min/ 37ºC/vel 2.
2. Adicionei os ovos, a banha, o azeite, a manteiga e o sal e programei 2 min/ 37ºC/vel 2.
3. Juntei a farinha e programei 6 min/ vel espiga.
4. Programei o micro-ondas para a função convecção e deixei-o aquecer (automaticamente, ele faz o pre-aquecimento) e coloquei lá dentro a massa a levedar, durante 1 hora. (O micro-ondas estava desligado mas estava um pouco quente)
5. Entretanto, cortei as carnes. A minha mãe também coloca presunto, entremeada e salpicão mas eu não tinha e, portanto, teve de ficar sem essa parte...
6. Após a levedação, separei a massa em duas partes e fiz as bolas. Como não tinha uma forma típica, fui fazendo camadinhas e colocando as carnes entre elas. Fiz também três pequenas só com uma camada de carne.
7. Voltei a colocar no micro-ondas, desligado, para levedarem mais uma hora.
8. Após esse tempo, pincelei com um ovo e liguei o micro-ondas na mesma função (convecção), a 180ºC, durante 40 minutos.

Saboreámos na hora, pois também sabe bem quentinho! 

Votos de Boa Páscoa, com muita saúde!








Comentários

Mensagens populares