Polvo confitado em azeite sobre migas gatas de batata e cebolinho (ju)

Na nossa consoada não se come bacalhau mas sim polvo. No entanto, as nossas companhias já têm a tradição do bacalhau pelo que, na nossa mesa, há sempre estes dois pratos. Mas este ano resolvemos variar um pouco, um dos pratos, uma vez que são ementas feitas com alguma regularidade e sem graça alguma! A "vítima" foi o polvo e a inspiração veio da Deco-Proteste. A receita é óptima para variar  um pouco, sem ter grande trabalho...

Ingredientes:
Um polvo
Batatinhas novas
2 dentes de alho
50 g de cebolinho
Uma cebola
Paprika q.b.
Pimenta q.b.
Sal q.b.
Salsa q.b.
Uma folha de louro

Preparação:
Com alguma antecedência, coze-se o polvo (o nosso foi cozido de manhã para nos libertar o fogão, mais tarde) e as batatinhas com pele. Reserva-se o polvo e deixa-se arrefecer. Tira-se a casca às batatinhas que também se reservam.

Um pouco antes de servir, corta-se o polvo em pedaços grandes e leva-se a assar, numa assadeira com azeite, alho, cebola e uma folha de louro.
Entretanto, numa frigideira, coloca-se um pouco de azeite e o alho picado e vai-se juntando a batata e esmagando com um garfo ou colher, grosseiramente. Tempera-se com um pouco de paprika e cebolinho picado, bem como com sal e pimenta. 

Serve-se o polvo "deitado" em cima das batatas...

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares