Folar de Bragança (isa)

Nesta época pascal, fica a receita típica que tanto a minha mãe como a minha tia fazem...
Aproveitei para tirar as fotos in loco para que tudo fique registado para a posterioridade!
As mãos são da minha tia Eugénia, uma cozinheira 5*!


Ingredientes:

1 k de farinha
1 dúzia de ovos
125 g de manteiga pura
1 concha de azeite
1 c. sobremesa de aguardente
1 pitada de sal
1 c. de chá de açúcar amarelo
50 g de fermento de padeiro (por cada k de farinha!)
carnes: linguiça, bacon, presunto, salpicão...
1 ovo para pincelar

Preparação:

Na masseira, colocar a farinha com o fermento previamente dissolvido num pouco de leite morno e com o açúcar. 
Misturar o azeite com a manteiga e aquecer ligeiramente.
Abrir uma cavidade na farinha e colocar os ovos previamente aquecidos em banho-maria com o sal e a aguardente e o azeite. Estes ingredientes vão-se colocando alternadamente enquanto se amassa tudo.
A massa deve ficar a levedar bem tapada umas duas horas, até dobrar de volume.


Entretanto, cortar as carnes em pedaços pequenos ou em rodelas. 


Untar as formas.
Pegar em pequenas quantidades de massa, moldar e colocar nas formas. 


Por camadas, alternar massa com carne. A última é de massa.

Pincelar com um ovo.
Deixar levedar um pouco mais nas formas antes de ir ao forno.


Coze em forno pré-aquecido, a 200ºC durante uma hora.

A fornada é normalmente grande...


... e os folares saem lindamente das formas e estão prontos a comer acompanhados de uma boa chávena de chá!

Comentários

  1. amei essa receita, por acaso não sabe uma que possa ser feita na flavor wave?
    Eu tenho alergia a ovos e a maioria das receitas que encontro e que podem ir ao flavorwave possuem ovos.Como sempre vejo as suas receitas penso que talvez saiba alguma que eu possa fazer no meu flavor wave.
    Bjs e sucessos.

    ResponderEliminar
  2. Bem, eu tb tenho uma flavor e coloco lá todas as receitas, com ovos e sem ovos. Não é por ser flavor que a receita se torna especial. Mas pode tb ver se aqui http://fornoconvector.forumeiros.net/ alguém tem receitas específicas.
    bjs
    ju

    ResponderEliminar
  3. Bom dia,
    Como posso ser representante desta iguaria ? Tenho um Loja de Produtos regionais e pretendo vender estes sabores unicos.
    Podem dar-me alguns contactos?
    Obrigada
    Paula (961010878.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois Paula, infelizmente não a consigo ajudar. Esta receita é feita pela nossa mãe e, por isso, não conheço quem a faça para venda. Talvez o melhor seja a Paula procurar uma pastelaria da cidade e perguntar diretamente se querem fazer negócio. Outra ideia, é através do facebook espaços frequentados por pessoas transmontanas e pode ser que alguém conheça alguém... Exemplo: https://www.facebook.com/home.php?ref=hp#!/profile.php?id=100001291173833

      https://www.facebook.com/home.php?ref=hp#!/pages/Somos-Transmontanos/151219101603811

      https://www.facebook.com/home.php?ref=hp#!/welcomenordeste

      Já agora, onde é a sua Loja?!
      bjs e felicidades
      Ju

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares