"Tanque de tubarões" (ju)

O tema da festa de anos da minha filha, este ano, foi Frozen. Durante alguns dias, vasculhei a net, à procura de ideias. As mais engraçadas, incluíam gelatinas azuis, coisa que não consegui encontrar à venda em Portugal. O mais parecido que consegui foi esta ideia da Martha Stewart. Só tive de comprar um globo e o resto são ingredientes que temos sempre por casa. Depois da inspiração adquirida, fiz como achei que resultaria melhor. E resultou muito bem! 




Ingredientes:
1 garrafa de 2 litros de 7 UP (usei marca branca)
50 g de gelatina sem sabor (usei 5 pacotinhos individuais)
1 gotinha de corante azul (dilui num pouco de água, para ter a certeza que não ia ser demais)
gomas várias de tubarões


Preparação:
De véspera, abri a garrafa para que o gás evaporasse todo. Num copo, coloquei um pouco do líquido com a gelatina, para que esta amolecesse, por cerca de 5 minutos. Mexi bem, para ajudar neste processo.

Coloquei cerca de duas chávenas da bebida num tacho e levei ao lume, a fogo médio, até começar a querer ferver. Adicionei a gelatina amolecida e fui mexendo, cerca de dois minutos, no calor do fogão. Retirei e acrescentei a restante gelatina, onde já tinha colocado a cor que queria dar à suposta água do mar. Misturei bem. Verti alguma gelatina no suposto "aquário" e levei ao congelador até a gelatina prender (demorou cerca de 15 minutos). Antes disso, verifiquei se não havia bolhas e, as que encontrei, tirei com papel absorvente. Depois da primeira camada de gelatina estar sólida, coloquei gomas de tubarões, mais ao menos ao acaso. Com muito cuidado, verti mais gelatina sobre os tubarões até cobrir e levei novamente ao congelador. Repeti este processo até terminar a gelatina. A última camada de gelatina já solidificou no frigorífico e não no congelador. Fiz cerca de 3 camadas de tubarões e 4 de gelatinas. 

As dificuldades que tive foi manter os tubarões direitinhos, ao colocar a gelatina. É que uma vez tombados já não se conseguem colocar novamente direitos, a não ser que sejam limpos com papel absorvente e que se tenha mesmo muito cuidado e não baloiçar o "aquário".

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares