Moules marinières (isa)

Ora aqui vai a minha versão de mexilhões à marinheira. Eu gosto mais da expressão em francês: Moules Marinières, mas sem ser com a versão "moules frites", prato nacional belga, dizem eles!
Encontram-se várias versões na net e como já tive o prazer de as/os degustar nos sítios certos, acabei por fazer um apanhado de vários desses momentos.

Pegue-se na quantidade de mexilhões que se deseja, passem-se por água abundante e limpem-se bem com uma faquinha ou até com as mãos. Normalmente, os que se compram nos hipermercados já vêm bastante arranjadinhos pelo que não se perde muito tempo com esta operação.

Entretanto, num tacho alto, coloca-se manteiga, cebola a gosto, aipo e umas folhas de louro deixando apurar tudo muito tranquilamente.
Juntam-se os mexilhões e deixam-se suar alguns minutos, em lume brando. Tempera-se com sal, pimenta de moinho e tomilho (fresco, de preferência, mas seco também serve) e vinho branco, tudo "a olho". Para obter mais molho, gosto também de juntar um ou dois copos de água.
Mantendo o tacho fechado, vai-se agitando o mesmo, de vez em quando, para que todos os mexilhões possam apanhar o calor e abrirem ao mesmo tempo.
Esta operação não demora mais de cinco minutos; basta ver quando os mexilhões estiverem abertos e ... já está!
Sugiro que se sirva num prato fundo com pão (torrado ou não) a acompanhar para poder molhar e com um bom vinho verde nacional, fresquinho!

É de se lamberem os dedos!!!

Comentários

  1. Obrigada!
    Para além da beleza, foi o sabor: foram 2 k para 2 pessoas... uma excelente refeição!!!

    (isa)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares