Arroz de pato à moda da minha mãe (ju)

Para receitas tradicionais, nada como a nossa própria mãe! Engraçado que só quando nos tornamos nós próprias mães é que as compreendemos melhor e valorizamos as suas receitas... Como ela costuma dizer, muitas vezes o que custa não é fazer mas escolher o que fazer... 
Esta receita é muito fácil e, ao contrário do que se pode parecer, pouco trabalhosa. É preciso, apenas, tempo para deixar o pato cozer calmamente. De resto, vai tudo inteiro (ou quase). O pato tem de ficar cozido o suficiente para que se consigam cortar os ossinhos com os talheres de servir.


Ingredientes:
1 pato
150 g de presunto
100 g de linguiça
1 orelha de porco
1 cenoura
cubo de 1 caldo de carne
2 chávenas de arroz
sal e pimenta q.b.



Preparação:
Amanhei, limpei e lavei muito bem o pato, bem como a orelha de porco.
Num tacho, coloquei, em cerca de 2 litros de água, o pato, a orelha, a linguiça e o presunto, com o cubo de caldo, e deixei cozer lentamente. À medida que as carnes forem ficando cozidas, convém ir tirando (para não se desfazerem). Por fim, juntei a cenoura descascada e cortada em palitos (ou rodelas).
Depois de tudo cozido, coei o caldo e reservei.  Coloquei o pato numa assadeira, em volta espalhei o arroz e, por cima, 4 chávenas do caldo bem quente. Levei ao forno. Após 15 minutos, espalhei sobre o arroz a linguiça, a cenoura e a orelha, tudo cortado em pedaços. Levei mais alguns minutos ao forno, a gratinar um pouco.

Para levarmos a cabo esta tarefa, tivemos de convidar a restante "companhia"... Rendeu imenso!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares