Orelha de porco com castanhas (ju)

Uma receita deliciosa e bastante rústica. A ideia surgiu numa das Teleculinárias do Chefe Silva, dos anos 80 (n.º 365). Em vez de fritar as castanhas, optei por usar assadas. É costume nosso assar e, depois, congelar as castanhas. Basta uns minutos fora do congelador que estão prontas para comer ao natural. Para cozinhar, não é necessário descongelar.
 

Ingredientes:
2 orelhas de porco cozidas
meio limão pequeno
1 cubo de caldo de carne
1 colher (sopa) de banha
1 cebola picada
2 dentes de alho picados
1 folha de louro
1 ramo de salsa
1 cenoura
1 tomate maduro
Castanhas q.b.

Preparação:
Comecei por lavar bem as orelhas de porco, escaldá-las e lavá-las novamente. Em seguida, cozi-as numa água temperada com o caldo de carne e meio limão cortado às rodelas (não deve cozer demais); depois, cortei-as em pedacinhos pequenos. Coei o caldo e reservei-o.

No wok, coloquei a banha e deixei-a derreter. Juntei a cebola e os alhos, picados, e a cenoura descascada e cortada em rodelas. Mexi e deixei alourar ligeiramente. Juntei o tomate picadinho, a salsa, a folha de louro e as orelhas de porco e deixei estufar. A pouco e pouco, acrescentei o caldo de reservado (das orelhas), de modo a ficar com molho suficiente. Deixei apurar bem de modo a que as orelhas ficassem tenrinhas. Adicionei as castanhas e deixei ferver mais um pouco, em lume brando, de modo a que apurassem melhor.

Servi com arroz basmati.

Comentários

  1. esta receita faz-me mesmo crescer água na boca!! adoro orelha e castanhas, a combinação so pode ser uma perdição!!
    bjus~
    Cila

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares