Sericaia de Elvas (ju)

Uma receita que faço com alguma frequência. Desta vez, fi-la após ter comido uma "pseudo" sericaia. Fiquei tão desiludida que cheguei a casa e deitei mãos à obra! Modéstia à parte, acho que a faço mesmo bem! Claro que com a bimby o sucesso é mais facilmente alcançado. De qualquer modo, já a fazia antes, uma vez que vivi em Elvas vários anos e, nessa altura, ainda não tinha a famosa máquina... Desta vez, "inspirei-me" na versão do livro "De Santarém a Évora". 

Pensei colocar também aqui a versão manual que eu fazia antes da bimby. No entanto, é tão morosa que, caso alguma das minhas colegas a queira, levo-a em fotocópias. Foi-me dada por uma amiga nascida e criada na terra das Sericaias! No entanto, também podem fazer esta versão, desde que ignorem tudo o que se refere à bimby e façam manualmente e/ou no fogão os mesmos passos...


Ingredientes: 
6 ovos
200 g de açúcar
90 g de farinha, tipo 55
750 g de leite
3 tiras de casca de limão, só a parte amarela
1 pau de canela
1 pitada de sal
Canela em pó para polvilhar em abundância


Preparação:
Com a borboleta colocada, comecei por bater as gemas e o açúcar durante 5 minutos, na velocidade 3. Retirei a borboleta, adicionei a farinha e envolvi 10 segundos, na velocidade 3. Adicionei o leite, a casca de limão e o pau de canela e programei 12 minutos, 90ºC, velocidade 2. Retirei a casca de limão e o pau de canela e deixei arrefecer num tabuleiro por completo.

Entretanto, liguei o forno a 200ºC. 

Com o copo novamente limpo, e com a borboleta inserida, coloquei as claras e o sal e bati 6 minutos, velocidade 3,5. Com cuidado, misturei as claras com o creme reservado usando, para tal, uma vara de arames. Verti para um prato redondo de barro, com a ajuda de uma colher grande e seguindo um esquema: começando do meio para fora e colocando colheradas desencontradas. Polvilhei abundantemente com canela e levei ao forno. Demorou cerca de 45 minutos a crescer e abrir fendas. Nessa altura, diminui a temperatura para 150ºC e deixei que cozesse bem por dentro mais 30 minutos. 

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares