Iogurte grego com frutos do bosque (ju)

Andava com vontade de experimentar fazer iogurtes gregos há algum tempo. Finalmente surgiu a oportunidade. Inspirei-me em duas receitas (aqui e aqui) mas acabei por fazer outras inovações. O resultado superou as expetativas. A Patanisca dá ideias de como se fazer sem bimby.



Ingredientes:
Amoras e framboesas congeladas q.b.
1 litro de leite gordo
1 iogurte natural marca branca
1/2 medida (copo de iogurte) de leite em pó
5 colheres de sopa de açúcar amarelo (se preferir, reduza o açúcar ou não coloque nenhum)

Preparação:
Comecei por triturar as frutas congeladas no copo, na velocidade 10. Em seguida, acrescentei o leite em pó, o iogurte e o açúcar e fui misturando na velocidade 4, durante um ou dois minutos. Pela tampa, fui vertendo o leite e, em seguida, programei 7 minutos, velocidade 3, temperatura 50ºC.
Desliguei a bimby e coloquei o copo, bem embrulhadinho numa manta, dentro de um saco térmico. Levei o saco para o quarto da minha filha, para próximo do ar condicionado! Sabia que aí não passaria frio!

No dia seguinte, verti todo o conteúdo para um passador de esparguete, onde tinha colocado, também, um pano de cozinha de algodão. Deixei ficar várias horas, no frigorífico, de modo a que o soro se separasse do iogurte. Volta e meia, ia lá mexer, com uma colher, para que o processo fosse mais rápido.
No final, dividi o iogurte por vários copinhos de plástico, com tampa (os que usava para congelar as primeiras sopinhas e a fruta da minha filha). Rendeu cinco copinhos.

Reservei o soro que serviu para fazer um pão com chouriço e também vai ser o ponto de partida de mais iogurtes! Estou ansiosa para testar com morangos, pois são os meus favoritos. Nessa altura, a ver  se faço reportagem mais pormenorizada.

Comentários

Mensagens populares