Compota de cerejas (ju)

Este ano foi um ano bom para cerejas... Na nossa recente ida a Trás os Montes fomos apanhar algumas com a intenção de experimentar fazer uma compota caseirinha, para os nossos lanches. A receita original vi-a num site italiano, que, por sua vez, citava um inglês. Apesar de ter um descaroçador, optei por seguir as sugestões dadas e deixei que a bimby fizesse a maior parte do trabalho. Separar, depois, os caroços do doce, foi algo que fiz em 5 minutos. Mas, não há dúvida, que depois de quentes, os caroços se separam mais facilmente. 
Ingredientes:
1 quilo de cerejas com os caroços (as minhas eram grandes)
250 g de açúcar
Raspas de meio limão
Meia colher de canela

Preparação:
Comecei por colocar a raspa do limão no copo e programei 10 segundos, velocidade 7. Reservei.

Sem lavar o copo, coloquei as cerejas inteiras e programei 20 minutos, temperatura 100ºC, velocidade 1. Como o copo ficou bastante cheio, a meio começou a salpicar um pouco para fora, pelo que tive de colocar o cesto.

Com as cerejas quentes e mais moles, torna-se mais fácil retirar os caroços mas, antes disso, convém separá-los mais um pouco. Programei 5 minutos, 100ºC, velocidade 3.
A parte mais trabalhosa começa a seguir: remover todos os caroços. Para ser mais fácil, coloquei num prato colheradas do doce e, com uma colher de sobremesa e um garfinho, foi só separá-los para o lado. Convém verificar bem pois pode haver algum caroço mais escondido...

Depois de ter separado bem os caroços, coloquei a compota novamente no copo, juntamente com a raspa do limão e a canela e programei 20 minutos, temperatura 100ºC, velocidade 1.

Por fim, para que fique grossa, programa-se mais 20 minutos, temperatura varoma, velocidade 1. Estas duas últimas fases, convém colocar sempre o cestinho pois salpica muito.

A provadora "oficial" em acção...

Comentários

  1. Infelizmente no Brasil as cerejas são caras e raras.
    Fiquei na vontade dessa compota ...


    abraço
    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Deve ser excelente, a canela deve dar um toque muito bom. Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Muito boa esta compota, fico com a receita, se calhar ainda consigo arranjar cerejas para fazer este delicioso doce. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares