Cupcakes de beterraba (ju)

Por motivos que não interessam, cruzei-me com esta receita na blogosfera. Como já tinha lido várias coisas acerca dos benefícios da beterraba, resolvi testá-la mas a cobertura não me seduziu e pensei deixá-los aassim mesmo. O resultado foi agradável mas nada de especial. Resolvi, então, fazer uma outra cobertura, bem mais atrativa. O resultado foi do melhor: um excelente casamento e que irei repetir muitas vezes...


Ingredientes:
2 beterrabas pequenas e descascadas (± 300 g)
4 ovos
110 g de óleo
320 g de açúcar
220 g de farinha
1 colher de sopa de fermento em pó
 
Preparação:
Comecei por pré-aquecer o forno. 
Em seguida, coloquei a beterraba no copo e ralei 15 segundos, velocidade 9. Adicionei os ovos, o óleo e o açúcar e programei 1 minuto, velocidade 6. Juntei a farinha e o fermento e envolvi alguns minutos na velocidade 2/3 (não controlei bem o tempo pois foi até ficar tudo bem misturado).
Entretanto, fui colocando forminhas de papel dentro das forminhas de silicone. Usando uma colher de gelados como medida, fui enchendo as várias forminhas (deu para 35).
Levei ao forno cerca de 20 minutos, a 180ºC...



Cobertura:
2 ovos
120 g de chocolate culinário em pedaços
120 g de açúcar
120 g de manteiga (cerca de...)

Preparação:
Comecei por colocar todos os ingredientes no copo, exceto o chocolate, e programei 5 minutos, 70ºC, velocidade 4. Adicionei o chocolate partido em pedaços e esperei uns segundos, para que fundisse na perfeição. De seguida, programei 19 segundos, velocidade 5/6
Com a ajuda de uma colher de sobremesa verti sobre os queques e decorei a gosto (meu e da minha filha)...

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares