Arroz de lebre (isa)

Este petisco apareceu cá em casa trazido pela minha mãe e foi feito a seis mãos!
Começamos pela marinada que, se possível, deverá durar de um dia para outro. Esta lebre já tinha sido limpa e foi só deixar descongelar calmamente...


Marinada:

Lebre limpa e cortada aos pedaços
folhas de louro
rodelas de alho francês
dentes de alho esmagados com casca
tomate
tomilho
alecrim
carqueija
vinho branco
grãos de pimenta preta
sal grosso marinho


Preparação:

Retirar os pedaços de carne da marinada, limpando-os das ervas.
Num tacho, com azeite, colocar cebola picada e a carne deixando refogar um pouco de modo a largar um pouco do suco. Acrescentar algumas rodelas de chouriço e refogar lentamente, sempre em lume brando, cerca de duas horas.


Ao longo da cozedura, vai-se mexendo e acrescentando água, rum, whisky ou cerveja, cenoura às rodelas (facultativo pois adoça um pouco), vinagre (no caso de ter colocado a cenoura), umas folhas de louro e temperar com sal e pimenta.


O arroz, de preferência carolino, só deverá ser metido uns quinze minutos antes de servir para abrir e ir à mesa ainda a fervilhar.


Definitivamente, é um prato requintado e que leva o seu tempo a executar, relevando o sabor de uma carne tenra e muito saborosa.

Comentários

  1. Sou sincera, prefiro coelhos caseiros, mas não posso de referir que este teu arroz de lebre está bem malandrinho, deve ser uma delícia para quem gosta de uma boa lebre.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares