Dourada ao sal (ju)


Ontem foi um dia importante cá em casa: o meu filhote iniciou-se no peixe. Como o prato predilecto da minha filha é Dourada ao sal, escolhi-o também para ver se o mano se estriava em grande.. Lambuzou-se de tal maneira que, pouco depois, já havia dourada em todo o lado: nas orelhas, cabelo, pescoço... Enfim, faz parte da vida!
Antes de termos bimby fazia-a num tabuleiro e depois no forno. Agora faço-a ao vapor...



Ingredientes: 
1 quilo de sal
1 ou 2 douradas

Preparação:
Começo por lavar melhor as douradas pois, apesar de virem limpas, trazem sempre alguns restos de tripa de que não gosto.
Em seguida, preparo a cama da dourada: num tabuleiro, coloco uma camada jeitosa de sal e deito lá a(s) dourada(s). Depois, cubro-a com mais sal, de modo a ficar bem tapadinha. Umas vezes um quilo de sal chega e sobra, outras nem por isso...
Depois, levo-a ao forno a assar cerca de 30 ou 40 minutos, à temperatura de 200ºC, ou então, coloco-a na bimby e programo 40 minutos, temperatura varoma, à velocidade 2.

É barato, rápido e sem grande dedicação nossa...
 
Hoje, como éramos "4", fiz duas, que me custaram cerca de 4 euros. Saudável e bastante em conta!

Comentários

  1. Ficou com um aspecto mesmo apetitoso, aqui também gostamos todos muito de peixe.

    ResponderEliminar
  2. Que bela refeição! bjinhos e obrigada por teres aderido!

    ResponderEliminar
  3. xii, ontem foi o meu jantar..
    nem queiras saber que confusao..
    o sal ficou pedra.. e para tirar as ditas douradas de la? fiquei com a cozinha cheia de sal..

    alem disso como nao se conseguiu tirar o peixe em condiçoes, o k foi para o nosso prato estava bastante salgado.. qual é o segredo? ja k fazes tantas vezes..

    ResponderEliminar
  4. Estranho... Aqui em casa foi prato que sempre correu bem, quer na travessa/forno, quer agora na bimby/a vapor. Será que não deixaste tempo a mais? O sal fica um pouco em pedra mas corta-se bem e o peixe não fica nada salgado. Uma vez é que quis aproveitar a parte do copo para fazer sopa e, essa sim, ficou muito salgada...
    Não desista pois é um prato bom e simples de se fazer. Acho que vai ser o meu amanhã!
    bjs
    ju

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares