Bolo de arroz e banana (ju)

Não sei bem como mas esta receita veio parar ao meu computador... Tenho sempre tanta janela minimizada que também não é de admirar! Como tinha ali umas bananas, resolvi fazê-la. O resultado foi surpreendente. Nem parece que leva arroz! Fiz na bimby. (Quem quiser método tradicional, siga, por favor, o link referido)

Ingredientes:2 bananas grandes cortadas em rodelas
75 g de açúcar amarelo
25 g de manteiga
175 g de arroz de preferência carolino, cozido com uma pitada de sal e escorrido
2 ovos grandes ou 3 pequenos
1/2 colher de chá de extracto de baunilha ou 2 gotas de essência, se não tiver o extracto
1/2 colher de chá de noz moscada
50 g de açúcar
100 g de farinha


Preparação:
Comecei por cozer o arroz carolino e, enquanto o arrefecia à força, fui fazendo o caramelo (que forra o fundo do tabuleiro) que se obtém levando o açúcar amarelo e a manteiga a derreter até borbulhar. Com ele forrei uma forma rectangular (usei pirex). Em seguida, pré-aqueci o forno a 180º.
Na bimby, coloquei os ovos a bater juntando, ao fim de alguns segundos, a noz moscada, a baunilha e o arroz cozido e deixei bater uns minutinhos, na velocidade 4. Depois, adicionei o açúcar e a farinha e deixei bater mais um pouquinho. Aproveitei para ir cortando as bananas e colocando-as sobre o caramelo. Só depois cobri com o creme e levei, então, ao forno cerca de 40 minutos.
Depois de retirar do forno passei imediatamente uma faca à volta, com medo que o caramelo secasse e apegasse o bolo. Só depois é que deixei arrefecer um pouco...
Fica como um pudim-bolo.

Acompanhámos com gelado.


Comentários

Mensagens populares