Chiquinho (ju)

Quando vi esta receita no blogue da Luísa, disse-lhe logo que em breve a iria imitar. Assim foi. Acontece que a minha ficou bem mais pequena que a dela pois tive um acidente na cozinha: Usei uma forma de fundo amovível que alguém deve ter deixado cair e já não encaixa bem. Só que não me apercebi desse pormenor a tempo e, quando vi, já começava a sair creme por baixo. Na hora, como não tinha alternativa, deixei ir assim ao forno, tendo desperdiçado algum creme (pelas minhas contas, deve ter sido 50%). O sabor estava lá, apenas a quantidade era diminuta! Acho que vou ter mesmo de comprar uma de silicone!
É bastante deliciosa e faz-me lembrar a Tarte Bom bocado...


Ingredientes:
250 g de água
250 g de açúcar
casca de limão
100 g de farinha
50 g de leite
3 gemas
5 ovos inteiros

Preparação:
Num tacho, coloquei a água, o açúcar e a casca de limão. Deixei ferver alguns minutos, enquanto preparava o restante. Quando achei que já estava no ponto, retirei a casca de limão e deixei arrefecer um pouco.

Entretanto, na bimby, coloquei a farinha e o leite e programei 30 segundos, na velocidade 6. Em seguida, programei na velocidade 1, acrescentei os ovos pelo bucal e deixei bater mais um pouco (como me apercebi que a farinha não se tinha ainda dissolvido, bati alguns segundos em velocidade mais elevada). Depois coloquei a calda, programando logo uma velocidade mais elevada, para que as gemas não talhassem. Coloquei a tampa e programei 30 segundos na velocidade 5.

Verti para uma forma (grrrrrr) e levei ao forno pré-aquecido a 190º, durante 20 minutos.

NOTA: A próxima vez, ou faço mesmo nas forminhas de queques ou não uso a forma de fundo amovível/aro!

Comentários

  1. Tal como referi no post do meu blog quando me contaste o sucedido, volto a repetir aqui.

    Esta massa é líquida, para deixar a consistência de queijada.
    NUNCA deve ser feito numa forma de aro amovível!
    Referi na receita forma de silicone ou então forminhas para queques.
    Em último recurso cozer num pirex de forno.
    As formas de aro amovível apenas devem ser utilizadas para tartes, com base maleável e compacta, ou para semi-frios com base de bolacha ou semelhante, caso contrário, e por muito bem que esteja encaixada, irá sair para fora, pois as formas de aro amovível não são de fecho hermético.


    Beijinho!

    ResponderEliminar
  2. A forma que usei foi uma de aro lateral. Portanto, não é totalmente aberta, como aquelas que têm um fundo que se levanta... É suposto a mola de lado prender bem e vedar. No entanto, deve ter caído e estar torta, pelo que já não veda bem. Ainda não fiz a experiência com água, coisa que costumo fazer antes de a usar e não fiz pois confiava plenamente nesta! :(
    bjs
    ju

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares