Bolo de pistácios (ju)

Costumava fazer este bolo antes da bimby. Desde então, nunca mais me lembrei dele. Hoje, como tinha ali uns pistácios sem piada, vasculhei tudo à procura da receita. Na net, nada havia; no meu computador também não! A custo lá a descobri: era o fascículo 130 do coleccionável "O melhor da cozinha portuguesa", da TV7 dias. Para que nunca mais se perca, aqui fica! É um bolo bastante macio onde os pistácios e a amêndoa amarga lhe conferem um sabor especial. Também se podem acrescentar outros frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões) mas eu fiquei-me sempre só pelos pistácios.

Ingredientes:
200 g de açúcar
3 ovos
2 gemas
2 colheres de sopa de manteiga amolecida (= 25 g na bimby)
1,5 dl de amêndoa amarga (=125 g)
200 de farinha
50 g de miolo de pistácios
50 g de pinhões

Preparação:
Ligue o forno a 180º e unte e polvilhe uma forma de chaminé. Reserve.

De seguida, bata o açúcar com os ovos e as gemas. Adicione-lhe depois a manteiga e a amêndoa amarga. À parte, peneire a farinha e envolva-a suavemente na massa. Por fim, pique grosseiramente os frutos secos e passe-os por farinha. Misture-os no preparado anterior e verta-o para a forma. Leve ao forno, por cerca de 45 minutos. Retire do calor e deixe arrefecer um pouco. Desenforme e polvilhe-o com açúcar em pó e corte-o em fatias. Sirva e delicie-se.

Na bimby:
Eu comecei por picar os pistácios e reservei. Sem lavar o copo, coloquei todos os ingredientes e deixei bater alguns minutos, na velocidade 4,5. Acrescentei, depois, os pistácios e misturei apenas na velocidade 1, alguns minutos, de modo a que ficasse tudo bem envolto.


Comentários

  1. Que boa sugestão, ficou lindo este bolo.

    ResponderEliminar
  2. Por acaso, uma amiga apareceu para o lanche, estava eu a tirá-lo do forno! Metade foi logo, ainda morninho!!! =_=
    ju

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares