Bolo glaceado (ju)

Mais uma ideia concebida a partir da Tv 7 Dias, fascículo 92, do coleccionável O melhor da cozinha portuguesa, mas com numa versão ao gosto de apreciadores de bolos de chocolates. É que a receita inicial não levava chocolate, mas eu resolvi acrescentar uns 50 gramas...



Ingredientes:
6 ovos
250 g de açúcar
200 g de manteiga
1 c. (de café) de aroma de baunilha
250 g de farinha
1 c. (de café) de fermento em pó
acrescentei 50 g de chocolate em pó

GLACE:
1 clara
200 g
de açúcar em pó
1 c. (de sobremesa) de chocolate em pó (não usei, umas vez que optei por colocar nos ingredientes chocolate)
Manteiga, farinha e raspa de chocolate q.b.

PREPARAÇÃO:
Untei uma forma com manteiga e enfarinhei-a. Liguei o forno a 180ºC. Como fiz na bimby, comecei por bater as claras e reservar. Caso contrário, deixaria essa parte para quando precisasse de as usar. Mesmo assim, ficaram tão pouco tempo à espera que praticamente não "choraram". Depois, e sem lavar a bimby, bati as gemas com o açúcar e adicionei-lhes a manteiga derretida (tudo na velocidade 4). Acrescentei também a baunilha e o chocolate, sem desligar a máquina.

Em seguida, diminui a velocidade e fui acrescentando a farinha (à qual tinha juntado previamente o fermento) com as claras alternadamente. Deixei a máquina misturar bem e verti tudo para a forma. Levei ao forno cerca de 40 minutos.

Sem bimby é fazer o mesmo mas numa batedeira, segurando-a com uma mão (se não for das que trabalham sozinhas) e, com a outra, ir acrescentando os ingredientes.

Para a glace é só juntar a clara com o açúcar em pó (e o chocolate em pó, se for caso disso) e mexer bem. Depois, verte-se sobre o bolo, deixando escorrer. Eu fiz na bimby, pois não tinha açúcar em pó. Então, comecei por pulverizar o açúcar, acrescentei a clara e deixei que ela fizesse o meu trabalho...

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares