Pão de Deus (ju)

Navegando pela net, deparei-me com este blogue  onde várias receitas me chamaram a atenção, especialmente esta do Pão de Deus, um doce que comi, em tempos, no Alentejo. Deu-me uma saudade enorme desses tempos e fui logo para a cozinha. No entanto, não segui bem a receita da Ratolinha, acabando antes por seguir a que estava no pacote da massa que tinha cá em casa. A parte relativa ao creme de coco, adaptei à minha vontade e necessidade. Amassei tudo na bimby, pois odeio sentir os dedos pegajosos.


Ingredientes:
Base: 500 g de farinha para pão brioche + 220 ml de água

Cobertura de coco: 50 g de coco + 50 g de açúcar + 2 ovos

Preparação: 
Comecei por amassar a base, cerca de 5 minutos, na bimby. Mudei para um pequeno alguidar, cobri e deixei levedar durante uma horita... (Como tinha o forno ainda meio morno, deixei lá dentro)

Depois, enfarinhei as mãos e o tabuleiro do forno, onde tinha colocado uma base em silicone, e formei bolinhas de massa. Pincelei ligeiramente com um ovo e tapei novamente, deixando-as a levedar até dobrarem de volume, cerca de 60 minutos (foi ± o tempo do almoço).

Depois, liguei o forno a 180ºC e fui fazendo a cobertura. Coloquei o coco, o açúcar e os ovos (usei o que me sobrou de ter pincelado as bolinhas, mais um novo) e pus a bimby a amassar por mim... Achei que não precisava de fazer uma dose muito grande, para que não sobrasse muito, e por isso, fiz apenas um bocadinho, que deu na perfeição (só sobrou um pouquinho que comi à colherada!).

 
Um pouco antes de meter no forno, cobri as bolinhas com o creme e levei ao forno a cozer, cerca de 20 minutos. No final, cobri com açúcar em pó.

Cá em casa só eu é que aprecio coco granulado mas estes bolinhos também foram do agrado da companhia! Rendeu uns 15 bolinhos e já congelei alguns, para quando apetecer algo diferente ao lanche...

Comentários

  1. O Pão de Deus, é na realidade muito bom.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  2. Mas que maravilha, ficaram mesmo perfeitos!

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    Fiquei muito contente por te ter aberto o apetite com estes bolinhos. São uma maravilha , não são?
    Em relação a não conseguires tornar-te minha seguidora, tenta novamente mais tarde, pode ser algum problema do blogger.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Qué rico, te pillo uno de prueba!!!

    Besitos!!!!

    ResponderEliminar
  5. Olá manas,
    não sei o que se passa com a lista de seguidores. Eu consegui ser vossa seguidora. Voltem a tentar.

    ;-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares