Pato assado com mel e soja (ju)

Hoje, para celebrar o meu aniversário, resolvi presentear as minhas companhias com uma receita diferente. Depois de alguma procura pela net, encontrei esta receita que fez imenso sucesso. Foi mais fácil executá-la do que encontrar o pato fresco!
Cá vai como fiz. Mais uma vez, a foto fica muito aquém do resultado!
Ingredientes:
  • 1 pato
  • 2 colheres de sopa de óleo (usei azeite)
  • 1/2 l de vinho branco
  • 1 colher de sopa de gengibre em pó
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de sopa de molho de soja
  • sal e pimenta q.b.
Preparação:
Comecei por limpar o pato de todas as penugens e esfreguei-o com sal e pimenta. Deixei-o a marinar por uma hora.
Numa tacho grande, coloquei o azeite e o pato e deixei alourar. Acrescentei então o gengibre e o vinho branco, deixando a cozinhar em lume brando durante algum tempo. Convém ir virando o pato.
Quando já estava cozido, liguei o forno a 18oº e deixei-o aquecer um pouco. Depois, coloquei o pato em cima de uma grelha que, por sua vez, estava por cima de um tabuleiro. Deste modo a gordura caía no tabuleiro e o pato ficava mais sequinho. Mais uma vez, fui virando o pato para que se tostasse de todos os lados.
Quando me pareceu bem tostadinho, pincelei-o com uma mistura que fiz numa tacinha (molho de soja e mel) e voltei-o mais umas vezes (não sei dizer quantas porque esta parte foi o meu ajudante de cozinha!). Deixámos tostar mais um pouco, de modo a que a pele ficasse estaladiça...
Depois foi trinchar e servir com arroz e salada!

Comentários

Mensagens populares