Musse de morangos com mascarpone (ju)

Esta receita foi inspirada aqui, contudo acho que não se deve chamar tiramisù ao que não é. O verdadeiro tiramisù deve levar biscoitos línguas de sogra (os mais parecidos com os italianos saviordi) embebidos em café e vinho Marsala. Por cá, costuma-se usar porto, por ser também fortificado e licoroso.  O queijo é o mascarpone e, talvez por isso, tudo o que leva este queijo já seja apelidado de tiramisù. Ainda me lembro bem das primeiras vezes que nós fazíamos a receita a dificuldade em encontrar mascarpone. Mas, adiante...

Aqui, chamou-me a atenção a combinação com os morangos, um fruto que eu tenho no meu quintal, em meia dúzia de vasos sempre bem compostos, 100% biológicos! Fiz uma adaptação livre, de acordo com o tempo e os ingredientes disponíveis.

Ingredientes:
200 g de morangos
uma colher de açúcar de pasteleiro
2 colheres de rum
Para o creme:
100 g de morangos
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de sumo de limão
uma embalagem de mascarpone
um pacote de natas 

Preparação: 
Comecei por cortar os morangos e triturá-los grosseiramente. Misturei o açúcar e o rum e deixei repousar alguns minutos.

Para o creme recorri à bimby, mas não era necessário. Coloquei os morangos, o açúcar e o sumo de limão e programei alguns segundos, na velocidade 5. À parte, bati o mascarpone, adicionando, depois, as natas e os morangos desfeitos. Deixei repousar alguns minutos, durante o resto da refeição. Na hora de servir, fiz camadas deste creme com os morangos adocicados. Infelizmente, não tinha mais morangos para a decoração final...

Comentários

  1. que maravilha perfeito para mim que adoro morangos...bjokinhass

    ResponderEliminar
  2. Uma sugestão com um colorido delicioso, os morangos caseiros fazem toda a diferença!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares