Empadinhas de alheira (isa)

Esta é mais uma inspiração vinda do chef José Avillez e dos seus livros que têm saído no Expresso.
Não dá um grande trabalho, aliás, o lema da casa é: Nada se faz sem trabalho! e é bom para quem, como eu, gosta de meter as mãos na massa!
É de referir que a alheira é transmontana e feita pelas mãos da minha mãe e da minha tia, ou seja, não podia ser melhor ingrediente!

Os ingredientes são os seguintes:

40 g de banha (usei Vaqueiro!)
100 g de farinha com fermento
0,5 dl de leite
sal q.b.
30 g de alheira de caça por mini-empada
gema de ovo q.b.
1 colher de sopa de água

Os passos são os seguintes:

Numa tigela, coloque a farinha, a banha, o leite, sal e envolva. Numa superfície de pedra polvilhada com farinha, trabalhe a massa com os dedos.
Para que a massa não fique dura, não a trabalhe em demasia.Retire a pele à alheira e migue com um garfo.
Estenda a massa das empadas e forre as forminhas.

Recheie com um pouco de alheira e tape. Junte à gema de ovo uma colher de sopa de água (pincelar cada empadinha) e asse no forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos.

Importante: barrar e enfarinhar as forminhas. O chef não o diz, mas eu fi-lo e mesmo assim algumas apegaram-se ligeiramente!


Comentários

  1. Eu, como sou mais de meter os dentes à massa do que as mãos, ofereço-me para amanhã as ir testar e vir aqui, depois, opinar! (ju)

    ResponderEliminar
  2. Que óptima ideia!!!
    E que deliciosas que não devem ter ficado. Será que sobrou uma para mim? =)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Mas que excelente aspecto! Parabéns!

    Será que se as formas forrem forradas com massa quebrada ou folhada ficam boas?

    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Esta massa é rápida e simples de fazer também, apesar de ter que usar o rolo da massa!
    Nada como experimentar num dia de maior preguiça ou de falta de vontade para meter os dedos na massa... :-))))
    (isa)

    ResponderEliminar
  5. Ou caso sejam como eu que não gosto de sentir os dedos com massa!!! (ju)

    ResponderEliminar
  6. Ó Ju, és tu e eu. Adoro cozinhar, adoro receitas demoradas e complexas, adoro ver o resultado final e provar, mas meter os dedinhos nas massas não é mesmo comigo!

    Isa, de facto reli na íntegra a receita e a massa não é das mais elaboradas. Vai ficar na lista de espera :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares