Bacalhau à João do Buraco, ou quase... (ju)

Esta receita está um pouco por toda a net e achei-a interessante, apesar de me faltarem as amêijoas... É por isso que lhe chamo "ou quase", uma vez que tive de aldrabar um pouco... Segui a versão do fórum bimby, uma vez que usei a bimby, pois claro! Deixo a receita original e a minha versão. Vale bem a pena pois rende imenso e fica muito fofinho...


Ingredientes:
400 g de bacalhau desfiado (usei uma das embalagens de bacalhau desfiado)
300 g de camarão grande descascado
150 g de miolo de amêijoa (como não tinha amêijoa, usei pedacinhos de bacon)
2 cebolas grandes (usei uma)
2 dentes de alho
50 g de azeite
sal, pimenta e salsa picada q.b.

Para o Puré
750 g de batatas
150 g de leite
2 claras
50 g de manteiga
pimenta e noz moscada q.b.

Para o Molho
600 g de leite
45 g de farinha
20 g de manteiga
2 gemas
pimenta e noz moscada q.b.

 
Preparação:
Comecei por colocar cerca de 1 litro de água no copo.
No cesto introduzi as batatas cortadas em pedaços e temperei de sal. Fechei o copo e coloquei a varoma por cima. Na parte debaixo da varoma coloquei o bacalhau e no tabuleiro os mariscos. Programei 30 min, varoma, vel 2.
Retirei a varoma e reservei. Escorri as batatas e deitei-as no copo. Juntei o leite, a manteiga, a pimenta e a noz moscada e bati alguns segundos, até fazer o puré. À parte bati as claras em castelo e envolvi-as no puré. Reservei.

Sem lavar o copo deitei os alhos e as cebolas e piquei uns segundos. Juntei o azeite e programei 6 minutos, temperatura 100, velocidade colher inversa. No final, coloquei este refogado num tabuleiro refractário e juntei o bacalhau. Salpiquei bem com salsa picada e envolvi. Por cima deitei os camarões e os pedaços de bacon.

Entretanto preparei o molho bechamel:
Sem lavar o copo, deitei todos os ingredientes, excepto as gemas e programei 8 minutos, temperatura 90, velocidade 4. Quando o tempo terminou, juntei as gemas e programei mais 1 minuto, na mesma velocidade e temperatura.

Cobri o bacalhau com o molho e terminei com o puré de batata.
Foi ao forno a gratinar um pouco.

Servimos com uma salada de alface e maçã...

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares