Codornizes recheadas (ju)

Esta receita estava num desdobrável do Pingo Doce. (Receita nº 60/2010)
Aprovada, se bem que eu prefiro as codornizes de uma outra maneira que eu faço e cuja receita nunca coloquei aqui. Quem se lambuzou mais foi a minha filhota, que só queria as perninhas!




Ingredientes:
Codornizes
1 c de chá de sal (usei flor de sal)
1/2 colher de café de pimenta moída
1 fatia de pão de forma
1 colher de sopa de leite meio gordo
20 g de pickles30 g de paté de aves
1 cebola média
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 raminho de tomilho
1 dl de vinho branco
2 colheres de sopa de azeite

Preparação:
Comecei por limpar as codornizes melhor (por mais limpas que sejam, há sempre umas coisas a tirar...) e, depois, temperei-as por dentro e por fora com sal e pimenta.  Reservei.
Numa tacinha, esfarelei o pão e borrifei-o com o leite. Misturei os pickles finamente picados, o patè de aves e esmaguei tudo com um garfo até obter uma pasta. Recheei as codornizes com esta pasta e atei-lhes as pernas com fio próprio* e coloquei-as num tabuleiro de forno. À volta, dispus a cebola cortada em rodelas e os dentes de alhos esmagados com a pele. Juntei o louro, o tomilho e reguei com o vinho branco e o azeite.

Levei a assar em forno pré-aquecido a 180ºC durante cerca de 25 minutos, regando de vez em quando com o molho que se vai formando.

* Nota: Aproveitei para estrear este gadget que comprei na Pollux!

Comentários

  1. Esse cordão de atar a comida é que me deixou fascinada, que útil!!!!

    ResponderEliminar
  2. Confesso que a receita não me seduz (não aprecio codornizes).
    Mas esse novo "gadget" parece fantástico!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de codornizes, mas só eu cá en casa, por isso não faço à anos.

    Bjinhos
    Papinha Doce

    ResponderEliminar
  4. Ai se o meu marido vê isto,
    vai querer que eu faca logo.
    Estão com um aspecto excelente :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Adorei essas cenas que usas para "prender as perninhas" :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares