Bolo de banana e noz (ju)
Hoje a minha companhia faz anos! Desta vez, optei por não comprar o bolo e seguir os conselhos da nossa filha (3 anos), com quem tive a seguinte conversa, na terça-feira passada:
Eu: Muito bem, filha. E qual vai ser o tema do bolo do papá?!
Ela (sem perder muito tempo a pensar): O "Téreque" (=Shrek)!
Eu: E achas que o papá vai gostar?
Ela: Vai, vai. Ele gosta do Téreque.
Eu: E pode ser com chocolate?!
Ela (séria): Eu não gosto de "cocolate"!
Eu: Mas é o papá quem faz anos...
Ela (muito indignada): Mamã, mas eu também quero comer do bolo!
A receita do bolo é da Saberes & Sabores deste mês. Fiz na bimby, tudo de seguida, começando por picar as nozes e, sem lavar o copo, fui adicionando o resto. Aqui fica a receita como está na revista.
INGREDIENTES:
Vaqueiro líquida
250 g + 50 g de vaqueiro
250 g de açúcar
4 ovos
2 bananas
3 colheres de sopa de rum
1 embalagem de creme culinário vaqueiro light
200 g de farinha
50 g de maizena
1 colher de sobremesa de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato em pó
100 g de miolo de noz
PREPARAÇÃO:
Pincele uma forma redonda com Vaqueiro líquida e forre o fundo com uma rodela de papel vegetal. Volte a pincelar com Vaqueiro Líquida. Ligue o forno e regule-o para os 180ºC.
Corte 250g de Vaqueiro em pedaços para dentro de uma tigela, junte o açúcar e bata com a batedeira até obter um creme. Sem parar de bater, vá adicionando os ovos, um a um.
Entretanto, descasque as bananas, tire-lhes o fio e esmague-as com um garfo. Junte-as ao preparado anterior, bem como o rum, e volte a bater com a batedeira até a mistura estar uniforme. Adicione 150g de creme culinário Vaqueiro e mexa, sem bater até incorporar bem na massa. Junte a farinha, peneirada com a Maizena, o fermento e o bicarbonato e misture bem.
Pique o miolo de noz na picadora e adicione-o à massa, envolvendo delicadamente. deite a massa na forma e leve ao forno cerca de 45 minutos. (No meu caso não chegou e tive de deixar mais 10 minutos)
Desenforme o bolo sobre uma rede e deixe arrefecer.
NOTA: A receita da revista sugeria uma cobertura com dois chocolates, bastante atractiva. No entanto, e com muita pena minha, optei por não a fazer, uma vez que a minha filha diz não gostar de chocolate e não quis desiludir a pequerrucha... Assim, o papá teve um bolo muito original e teve sorte em a filha não ter pedido um das princesas!!!
Ah! Já agora, parabéns, papá!!!
Mas que grande BOLAÇO...........adorei o SHREK.Uma beijoca á garota que teve uma ideia deliciosa...............um Bom Domingo
ResponderEliminarQue bonito ficou o bolo. Parabens. Bjs
ResponderEliminarEsse bolo ficou o máximo!!
ResponderEliminarParabéns :)
Beijinhos*
Sim, fica mesmo um grande bolaço... A miúda, hoje mal chegou a casa do infantário, pediu logo do bolo do Téreque... E ela nem é dada a isso!
ResponderEliminarju
O bolo ficou o máximo!
ResponderEliminarOs meus parabéns.