Gelado de romãs (ju)

No meu caminho para a Escola Primária de São Sebastião, em Bragança, passava por uma romãzeira que me deixava maravilhada. Era enorme e a sua beleza durava vários meses: primeiro com as flores coloridas, depois, com os seus frutos vermelhuscos e apetitosos. Sempre foi uma das minhas frutas favoritas e adorava quando a minha mãe ia "à praça" e as trazia para casa. Assim que tive espaço condigno foi a primeira árvore a plantar. Infelizmente, ainda não conseguimos que o sabor das nossas fosse equivalente à sua beleza. 


Haverá algum método para que nasçam mais doces?! É que, mesmo usando-as em sobremesas, ou abusamos do açúcar ou, mesmo assim, o sabor ácido permanecerá. Foi o que se passou com este gelado da Nigella: certifiquem-se que o fruto é doce, caso contrário terão um gelado com resultado contrário. No entanto, este gelado é óptimo pois não cria cristais de gelo e fica com uma textura muito boa.


Ingredientes:
2 romãs
1 lima 
175 g de açúcar de pasteleiro
2 pacotes de natas


Preparação:
Para descascar as romãs, usei um truque que vi a Nigella fazer num dos seus programas: com uma colher de pau, fui batendo na casca da romã e os bagos iam caindo numa taça. Não todos mas quase todos...Os restantes era com o método tradicional: os dedos!
Depois dessa fase, comecei por triturar as romãs na bimby, na velocidade 9, durante alguns segundos. É impressionante como, num ápice, ficam em líquido. Pelo tampa, acrescentei o sumo e a casca da lima bem como o açúcar de pasteleiro. Deixei que se misturassem um pouco. Em seguida,  e com a bimby sempre em funcionamento,  coloquei as natas e deixei bater até ficar um tom rosado pálido.
Mudei-o para uma caixa de congelação e levei ao congelador durante várias horas.

Servi com mais bagas de romãs e reguei com chocolate quente (para compensar a acidez das mesmas!).

Como já disse, numa próxima vez, usarei romãs mais doces ou colocarei mais açúcar! E vai haver mais vezes pois vale mesmo a pena: é rápido, rende bastante e a textura ímpar...




Comentários

  1. Acho a romã um fruto lindo, talvez o mais lindo de todos, mas por azar não gosto muito do sabor.
    O gelado ficou lindo e colorido.

    Bjinhos
    Papinha Doce
    http://papinhadoce.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Truques não sei, mas temos duas cá em casa e, nos primeiros anos, também davam umas romãs que só os mais fortes as conseguiam comer!
    Este ano, meio habituados que estávamos à acidez, lá fomos com o receio do costume experimentar as da época... E estão deliciosas! Doces, mais vermelhas que nunca e com bagos gigantes!
    O meu Pai afirma que elas melhoram com a velhice, mas não sei...

    Esse gelado deve ser fantástico!

    Um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Bem, pode ser então que melhorem com a idade... Vais ver são como o vinho do Porto...
    Entretanto, fizémos sumo delas e correu muito bem!
    ju

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares