Queijinhos de amêndoa (ju)

Quem me chamou a atenção para esta receita foi a minha amiga Telma, do As receitas da Lótus. Hoje tive oportunidade de a testar e já sei que vou ter de a repetir. Apesar de uma data de contratempos, ficaram tão boas que tenho mesmo de a repetir com outras condições. O original é do site Sabor intenso



Ingredientes: 
125 g de amêndoa moída
400 g de açúcar
3 ovos
4 gemas
raspa de 1 limão
1 colher de sopa de pão ralado
200 ml de água

Preparação:
Num tacho, coloquei a água e o açúcar e fui mexendo, de vez em quando, até ferver. Deixei ferver durante 3 minutos.
Na bimby (ou noutro tacho), coloquei a amêndoa (como não tinha 125 g de amêndoa picada, comecei por pulverizar a que tinha, durante alguns segundos), a raspa do limão e o pão ralado. Misturei um pouco e, com a máquina em funcionamento, fui juntando a calda do açúcar, na velocidade 1. Deixei misturar bem. 
Em seguida, e sem desligar a máquina, fui adicionando os ovos, um a um, bem como as gemas. Nesta fase, aumentei um pouco a velocidade para 2,5. Deixei bater alguns minutos, enquanto preparei a fase seguinte.
Num tabuleiro de ir ao forno, coloquei um pouco de água e as forminhas. Como eram de silicone, não precisei de as untar mas coloquei, à mesma, um pouco de açúcar no fundo. No entanto, numa próxima vez, terei de reduzir a quantidade de açúcar pois achei que podia perfeitamente dispensar-se algum, sem prejuízo para o resultado final.
Levei-as ao forno pré-aquecido, a 200º, a cozer em banho-maria durante 12 minutos. No entanto, como usei a Flavour, algumas começaram a queimar-se por cima mas, por baixo, ainda estavam um pouco líquidas demais... É, por isso, que pretendo repetir a receita mas no forno tradicional...

Comentários

  1. Ficaram lindos e brilhantes! Agora que já experimentaste e confirmas que são deliciosos, ficam mesmo agendados para o Natal!

    Pois, no Sabor Intenso também dizem que o açúcar nas formas faz uma calda por cima dos queijinhos, daí que não convém abusar.

    Quando experimentares no forno tradicional, avisa!

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. Loucura! Adoro estes docinhos dose indivudual com aspecto divinal que nos enchem de remorços depois de nos encherem a barriga!
    Beijos! Mafalda

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares